PRATOS TÍPICOS 

COUSCOUS:
Trata-se de uma pasta de sêmola de trigo, que constitui o prato tradicional dos países do Magreb. As suas combinações culinárias são infinitas. O couscous cozinha-se ao vapor em todo o lado, mas os seus ingredientes variam segundo o país ou a região.

A cozinha marroquina evita utilizar os picantes, preferindo os aromas mais suaves. Os grandes cozinheiros do mundo afirmam que para obter um sabor perfeito, não se deve colocar nenhum ingrediente em excesso. É assim o couscous.

As variantes são as seguintes:
Couscous de carne de vitela: vitela, legumes e outras verduras
Couscous de borrego: borrego e sete legumes e outras verduras 
Couscous de frango
Couscous de al-Andalus ou andalusi
Couscous de verduras
Couscous de peixe
Couscous de marisco
Couscous Saykout
Couscous doce

As verduras são aromatizadas e condimentadas com especiarias colocadas na parte inferior do recipiente típico, feito de barro, onde se cozinha o couscous : a Couscouseira. Na parte superior se vaporiza-se a sêmola de couscous. A carne e os legumes preparam-se à parte com um molho específico.

O Couscous Saykout, muito popular em Marrocos cozinha-se com leite batido ("Lben") e manteiga ("Lben"). É um prato frio que ajuda a combater o calor do Verão e a insolação. Durante os dias de Verão, pode encontrar este prato nas ruas marroquinas ou em qualquer posto ambulante.

TAJINE
A tajine é um prato composto por carne de borrego, vaca ou peixe, cozinhado num recipiente de barro, com legumes e outras verduras, amêndoas e ameixas, envolvido em canela ou açafrão.

KEFTA 
É muito semelhante a almôndegas de carne picada.

TOUAJEN 
Trata-se de um estufado de borrego (ou frango) em escabeche. A sua variante com peixe chama-se "hout".

DJAJA MAHAMARA
É a carne de frango estufada com amêndoas, passas e sêmola.

MÉCHOUI
Borrego inteiro, assado nas brasas.

BASTILLA
Massa folhada doce recheada com carne de borracho, com especiarias, entre as quais predomina a canela.

HARIRA
É uma sopa rica de lentilhas.

 

Ingredientes da Harira

  • 1 cebola média ralada;
  • 1 tomate médio ralado;
  • 1 chávena de chá de grão demolhado e sem peles (podem deixar a pele, mas fica melhor se tirarem para o grão se desfazer);
  • 1 chávena de café de favas secas;
  • 3/4 de chávena de café de lentilhas (tenham atenção com as lentilhas, não façam como eu, que a 1ª vez que fiz harira pus demais e a sopa em vez de ficar encarnada, ficou preta!);
  • salsa e coentros picados;
  • azeite;
  • sal;
  • 1 colher sobremesa de colorau;
  • 1 colher de chá de pimenta preta (aqui depende do gosto de cada um, se querem a sopa mais ou menos picante);
  • 1/2 chávena de chá de massinhas (eu uso uma espécie de aletria partida);

Pôr todos os ingredientes na panela, cobertos de água e levar ao lume durante uma hora, para que tudo fique bem cozido e o grão, as favas e as lentilhas se desfaçam.

Desfazem em água fria 3 colheres de sopa de farinha e 2 colheres de sopa de concentrado de tomate e juntar à sopa. Se for preciso acrescentar mais água para encher a panela e corrigir o sal e a pimenta. Mexer até a sopa ferver e engrossar e finalmente juntar a massa.